sábado, 20 de fevereiro de 2010

Carteirinha de Residente Permanente

Oi Gente, tudo bem??

Então post rapidinho para contar que Eu, Silvia recebi minha carteirinha de residente permanente, agora posso ir para o Brasil, USA, por exemplo e voltar para o Canadá sem problemas.

A única coisa que fiquei encanada quando vi a carterinha, é que meu penúltimo sobrenome está cortado ou seja ao invés de LOPES, está somente LO, liguei no CIC, lugar onde emitem as carteirinhas entre outros assuntos,  e eles me disseram que isso não interfere em nada. Conversei com outras pessoas,amigas e até a professora da francisação e elas falaram que não tem problema nenhum. Que a carterinha comporta 20 caractéres e como meu nome e sobrenome é muito grande eles cortaram o LOPES .
Vamos ver na minha próxima viagem ao exterior, ai eu conto para vcs se eles vão criar problema ou não.

Enquanto isso, o Renato espera a carterinha dele. rsrs

Beijokas

Silvia

Esclarecendo alguns pontos sobre a francisação

OI pessoal, tudo bem???

Bom, este post vai dedicado a aqueles que tem dúvidas sobre a francisação, sobre como funciona, quanto se paga e outras coisas.
Gostaria de deixar claro que as informações aqui colocadas são as informações que EU, Sílvia recebi essa semana na escola, ou seja, pode ser que em outros colégios, cidades etc. não seja a mesma coisa, por este motivo sempre pesquise no local que vc fará o curso para ver se é realmente a mesma informação que eu colocarei aqui.

Vamos lá:

1) Francisação o que é isso?
É um curso de francês, que governo da província do Quebec oferece aos novos imigrantes.

2) Como funciona?
Existem dois tipos de francisação,  de tempo parcial e a de tempo pleno.
A diferença é que a de tempo pleno são 8 horas por dia, e o governo ainda ajuda financeiramente falando aqueles alunos que não chegarem atrasados e tmb aqueles que não faltam.
A francisação em tempo parcial, são se não me engano 4 horas por dia, e vc não recebe ajuda financeira do governo.

3) Quanto o governo paga ?
Como disse na pergunta anterior se vc faz o curso em tempo pleno , ou seja em tempo completo, vc recebe sim, uma ajuda financeira do governo, essa ajuda pode mudar, variar etc. Hoje na escola que eu estudo eles pagam 23,00 dólares canadenses por dia para aqueles alunos que frequentam as aulas e não chegam atrasados.

4) Como é feito o pagamento?
O pagamento é mensal, e vc receberá pelo correio um cheque do governo que deverá ser trocado por dinheiro ou depositado em sua conta corrente do Canadá.

4) Quanto tempo dura a francisação ?
Depende do nível que vc pegou, cada nível dura 11 semanas, e os níveis disponíveis são.
- 1A
- 1B
- 2
- 3
- Francês escrito (opcional) 8 horas por dia e com ajuda financeira.
- Francês Oral (opcional) 4 horas por dia e sem ajuda financeira.

5) Se eu precisar faltar o que acontece?
Dentro de cada nível, vc tem o direito de faltar ou chegar atrasado sem descontos 30 HORAS.
Ex. Vc está no nível 2 e precisa fazer a prova da carteira de habilitação, o que vc faz? Vc vai lá faz a prova e tenta ir para a aula depois, vc será descontado mais ou menos 4 horas dentro das 30 que vc tem direito, e receberá no final do mês normalmente.
Lembre-se se vc chegou atrasado depois de 15 minutos que a aula já começou, vc terá o desconto de 1 hora cheia. Por isso tem que tomar cuidado.
Se vc esgotar as 30 horas, vc poderá ser expulso da escola, a não ser que tenha uma razão muito especial.

6) Qual é o horário da francisação?
O horário da fracnisação geralmente é das 8h30 as 16h30, porém no colégio onde eu estudo (CEGEP VIEUX MONTRÉAL) existe uma turma a tarde, onde a aula começa as 12h45 e vai até as 19h45, esse é  meu horário, infelizmente não consegui mudar, pois a turma da manhã é muito concorrida, sendo assim o nível 2 terei de fazer a tarde mesmo.
De quarta-feira saímos as 18h05 e de sexta-feira saímos ás 17h05.
As aulas são compostas da seguinte forma, das 12h45 ás 17h05 aula de gramática com professor que fala geralmente um francês bem claro, e depois das 17h15 ás 19h45 aula de pronúncia, cultura e história do Quebec com uma professora quebecoise (isso de segunda, terça e quinta). De quarta-feira a aula de gramática é das 12h45 á 15h30, e a outra aula é das 15h45 as 18h05. De sexta-feira é só aula de gramática, não temos a outra aula , ou seja aula de gramática das 12h45 ás 17h05.

Bom, é isso!!!confesso que é bastante, bastante mesmo cansativo, mas é impressionante eu começar a entender por exemplo o que meu Concierge (zelador) e seu assistente falam. rsrsr Isso não tem preço.

Ah!! olha o Obsurdo!!! O Renato ainda está esperando ser chamado para fazer a francisação, e no dia 17/02/2010, quarta-feira fomos verificar as correspondências, e ele recebeu uma carta dizendo que ele deveria comparecer a fracisação na escola X dia 15/02/2010, OU SEJA NA SEGUNDA-FEIRA QUE PASSOU! Ai ficamos pensando, como que a pessoa recebe a carta dois dias depois que o dia que era para ter começado???? Resolvemos ir na escola na qual ele foi convocado no dia seguinte, viagem perdida, chegamos lá e a mulher disse que não podia fazer nada, e que ele teria que esperar a próxima turma começar, ou seja, só em Maio, ai eu P... da vida argumentei com a mulher que a culpa não tinha sido nossa e sim deles ou dos correios, ela disse que iria pegar meu telefone e que assim que falasse com a diretora da escola, ela me ligaria. PALHAÇADA!!!
Ontem o Renato foi na Imigração (lugar onde vc se increve para a francisação) reclamar do que tinha acontecido, e o rapaz o fez preencher uma ficha de reclamação contando toda hitória, e pediu para aguardar que o Bureau de Imigração entre em contato com ele na semana que vem.
Vamos aguardar....

Qualquer dúvida por favor escrevam nos comentários abaixo....

Beijokas,

Sil

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Voltamos!!

Oie pessoal, tudo bem?
Achei que fossemos demorar mais para termos internet, mas sábado, a Videotron já veio e instalou a nossa tv a cabo e aussi nossa internet. Ou seja, agora somos pessoas de volta ao mundo virtual e as atualizações.
No sábado a noite fomos jantar no restaurante Boustan (comida libanesa), e aproveitei e comprei o presente de dia dos namorados do marido, na Future Shop Sim, o PlayStation 3, agora quem disse que ele sai da frente da televisão???rsrsrs Brincadeira, enquanto eu estou na francisação o marido realiza um montão de coisas, desde afazeres domésticos até compras de coisas para a casa....Trés Bien Marido....!!!
Por falar em francisação, ele ainda não foi chamado, e eu troquei de turma, estou agora no nível 2 e estou revisando TUDO, o que está sendo muito bom, pois fiquei muito tempo parada no Brasil sem aulas.
Tenho que confessar que antes eu não entendia NADA do que o povo falava na rua, e agora eu consigo compreender algumas palavras, quem sabe o mÊs que vem eu consiga compreender as frases?
Por já ter comçado a francisação, estou esperando o chequinho que pelo que me disseram vem de 15 em 15 dias como ajuda de custo, não é muito, mas já é uma graninha que finalmente entra.
Por falarem dinheiro,estou querendo muito trabalhar, muito mesmo, pode ser subemprego, pois gente, ver o dinheiro só saindo, e nada entrar é péssimo. Se alguém souber de algo.....Let me know!!!

Ah!! Domingo foi da dos namorados, e fomos comer e melhor Poutine de Montréal no Resto La Banquise, muito gostoso por sinal, nosso amigo Nellyr foi conosco, e demos muita risada. Aliás o Nellyr tem nos dado muitas dicas e nos ensinado bastante as girias daqui....Obrigada Nellyr por seu carinho e amizade consoco.

Bom, é isso pessoal....qualquer dúvida é só nos escrever nos comentários, mas deixem seus e-mail para que posssamos responder, ok:???

Bisous,

Silvia e Renato

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

SEM INTERNET

Pessoal,

Estamos nos mudando, e vamos ficar por tempo indeterminado sem internet.

Assim que nos estabelecermos no apto novo, contaremos todas as novidades.

Bjs

Sil e Re

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Francsação - Parte 2

Bom pessoal, conforme prometido segue meu relato sobre a francisação.

Cheguei lá ao 12h00, e logo na porta tinha uma lista, ai procurei meu nome, e vi qual era a sala, subi um lance de escada, e ficamos lá um tempão, pois todas as salas estavam com aula.
Ai depois de uns 20 minutos, resolvi me informar, uma moça MEGA simpática me informou que as aulas começavam as 12h30 e vai até 19h45 de segunda, terça e quinta. De quarta e sexta saímos as 17h00.
Eu agradeci e fiquei esperando.
Quando foi 12h30, o pessoal da outra turma saiu da sala, eu me despedi do Renato, e entrei.

A Aula começa mesmo as 12h45, ai entrou uma mulher com cara de brava.e bem rabugenta.
Depois ela ficou mais sorridente, nome dela é Karine, ela é francesa, imgrante faz 10 anos, e o francês dela é MUITO CLARO, ela está substituindo por 6 semanas a professora oficial Hélene.
Bom, ai foi aquela coisa chata de sempre, SE APRESENTAR... Nome, formação e de onde vc é.bla bla bla.
Ela revisou o nível dois, passou uns exercícios, fez chamada, ai teve a pausa para o almoço, 20 minutos, acreditem.....
Depois quando foi 16h00 outra pausa de 10 minutos. Ai fui conversar com ela, e pedi para ela me colocar no nível 2 pois como fiquei  um ano sem francês no Brasil, acho que será bom para a minha perssoa revisar, novamente o nível 2. Ela anotou e disse que hoje as 16h00 terá uma reunião com os professores e ela vai falar sobre mim.
Quando foi 17h00 ela foi embora e entrou outra professora, essa, quebecoise e com um MEGA sotaque, chama-se Julie, tem cara de doidinha, e fala pra caramba, mas é muito legal!
Fizemos algumas atividades com ela, essa segunda parte do curso é mais parte oral, nem rola tanta gramática.
Enfim, a aula terminou as 19h30 e quando eu sai, o Renato foi me buscar, e viemos conversando.

O Renato fez a prova dele da fracnisação e pegou nível 1B, e avaliadora vai ver se coloca ele no mesmo campus que eu, e no mesmo horário as próxma turma começa dia 15/02/2010.

Impressões gerais MINHAS:

Fiquei impressionada com a quantidade de pessoas fazendo francisação e das origens das pessoas, na minha turma tem:
2 Vietinamitas
1 Russa
2 Brasileiros (eu e o Juliano)
2 Chineses
1 Iraniana
1 Paquistanesa
6 pessoas falando castellano (sendo eles da Colombia, Cuba e Venezuela).
1 Francesa (professora do primeiro turno)
1 Quebecoise (a professora do segundo turno)

Achei bastante o horário bastante puxado;

E por falar em horário de manhã, vc não consegue fazer nada direito pois tem que ir para a escola, ou seja, acorda, arruma a casa e quando ver tem que sair correndo, pois já está atrasada para ir para a escola. Segundo o Juliano a gente acostuma rapidinho com o horário;

Meu curso é tempo completo, ou seja, vai rolar uma ajudinha financeira do governo, mas eu preferia mil vezes o horáro das 08h30 as 16h30....Paciência.

Bem , assim que o Renato começar a francisação, e eu conseguir mudar de turma eu aviso vcs, ok?

Bjs e até mais

Sil e Re

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Francisação!

OI pessoal, tudo bem?

Bom, na quinta-feira dia 4 de Fevereiro, fui fazer meu teste da francisação, pegeui nível 3 (que é o último nível), mas a avaliadora pediu para eu escrever mais pois a minha redação foi um fiasco. rsrsrs
Ela disse que eu sei muito bem falar, mas escrever não...rsrsrs e isso para uma Secretária não dá né, ela comneotu tmb que a próxima turma só seria daqui a há três meses, pois todas as vagas estavam ocupadas, mas que se houvesse desistência, ela ligaria e meavisaria.
Sai de lá, meio chateada pois não me considero nivel três e sim dois, mas paciência.
No dia seguinte acordei e pensei comigo. Vou ligar na francisação, vou pedir para me colocarem em algum nível mais baixo. O Senhor que me atendeu, falou de cara que isso não dependia nem de mim e nem dele e sim da moça que me avaliou, se ela achou que eu sou nível 3 é porque sou nível 3. Foi engraçado pois ele salientou no telefone assim, quando falei que eu nao era nível 3 e que não ia conseguir acompanhar:
- Senhora, se vc não pensar positivo, nunca vai conseguiur as coisas!

Depois dessa chamada, eu simplesmente agradeci e desliguei o telefone. E resolvi desencanar.

Para a minha surpresa no mesmo dia a noite, meu celular toca, e uma senhora falando Francês pergunta se eu tinha interesse em fazer francisação, que começa dia 8 de fevereiro (hoje) as 12h00. Achei estranho o horário mas na hora disse que sim. A única pergunta que consegui fazer era se era fracnisação em tempo completo (que a gente recebe $$), ou se era em tempo parcial (que a gente não recebe). Ela respondeu que era a tempo completo, e desligou.

Pra que né!!! a Dona Silvia do jeito que é chata, ansiosa, foi atrás de tudo que era blog e informação para ver que tipo de francisação era essa que começava ao 12h00,  pois até onde sei francisação a tempo completo começa as 08h30 e vai até as 16h30, enfim , adivinhem ??? Não encontrei NADA.
Entrei em contato com maue amigos que fazerm francisação, e nenhum deles sabiam de nada.

No sabado, mandei mensagem para minha prima Renata (que mora aqui faz 6 meses), e ela me disse que  ouviu dizer na fracnisação,que agora tem uma turma nova, que começa ao 12h00 e vai até as 19h00.

Enfim, gente!! não sei o que falar para vcs ao certo....Vou lá hoje ao 12h00 e ver o que acontece, depois conto para vcs ok????

O Renato vai fazer a prova da fracnisação dele hoje, depois contamos mais para vocês, ok?

Uma beijoka,

Sil e Re

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Domingo na GLISSADE!

Oi pessoal, tudo bem?
Bem, nesse Domingo dia 31/01/2010, a convite dos nossos Amigos Thiago e Mirian, fomos nós e mais 25 pessoas mais ou menos, fazer a GLISSADE.
O que é GLISSADE Silvia - Calma eu explico, Glissade vem do verbo francês Glisser que significa Deslizar, ou seja fomos deslizar na neve.
Simmmmmmmmmm, Imaginem um Beach Park, que tem tobogã, onde vc desliza na água, pois é como é frio a água vira gelo, e nós deslizamos no gelo com bóias. Gente, foi muito divertido, parecíamos um bando de crianças felizes.
Lá no parque tínhamos os níveis das pistas, os mais leves e os mais pesados, começamos pelos mais leves, e depois UHUUUUUUU, so emoção os mais pesados, íamos em bóias de 4, 8 e 12 pessoas, todas felizes gritando. Bom as fotos  e o vídeo falam por si só.

espero que gostem.

Um beijo,

Silvia e Renato

Entrada da Glissade!


Sim, isso é um elevador de bóia!


Subindo no elevador de bóia aproveitei, e tirei essa foto!


Vásrios elevadores de bóia e a vista ficando cada vez mais bonita


Nós no primeiro estágio das descidas!


Nós e o nosso amigo Nellyr!!


Olhem a bóia da pista de adulto, da para imaginar a descida como era?


Mapa de todo o parque.





E esse é o vídeo!!!


Um lar para chamar de nosso.

im, alugamos nosso cantinho aqui em Montréal.
O mais legal é que é na frente do Metrô, na frente de um dos parques mais lindo de Montréal, e na frente do Estádio Olímpico.
Pegamos um 4 e 1/2 pois nosso amigo, está vindo para cá como imigrante tmb e irá morar conosco.
Fizemos um vídeo.
E espero que gostem.

beijokas

Sil e Re.