quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Relato completo da entrevista

Bom vamos lá ao meu relato.
Não quero assustar ninguém mas....De segunda-feira para Terça-feira, eu, não dormi NADA, fiquei com dor de barriga, minha pressão caiu várias vezes, confesso ser uma sensação horrorosa, acho que um parto deve ser bem mais fácil do que eu senti na noite de Segunda-feira para Terça-feira. Muita ansiedade.....
Moramos em SP, por isso com medo da chuva que está inundando SP e a parte Sul do país saímos de casa as 11h40, chegamos no Bureau as 12h15, enfim estacionamos nosso carro, e fomos almoçar no restaurante em frente chamado GARFUS, restaurante com a comida muito gostosa por sinal mas CAROOOO, enfim, eu quase não senti o saber da comida, pois eu estava efetivamente BEM nervosa, o meu conjoint tava bem calmo, ao menos me passava isso... rsrs
Bem, quando estávamos pagando a conta, entrou no restaurante a Soraia com um senhor de cabelos brancos que eu imagino que era o Sr. Leblanc, enfim nessa hora falei para meu conjoint “Olha lá a Soraia”ele deu risada.
Bem, voltamos ao prédio do Bureau isso já eram 13h15, ai o moço da recepção do prédio falou que o Bureau estava fechado e que só abriria as 13h30 e que só então teríamos permissão para subirmos,aceitamos as condições.....enfim, ficamos esperando e quando foi 13h30 em ponto ele nos autorizou a subir.....Ao chegarmos nos identificamos com a Claudia (recepcionista), ela disse assim: “Vcs podem aguardar na sala ao lado, mas ELA está atrasada”, dissemos que tudo e depois ficamos nos perguntando “Ela, quem será ela? Madame Judith Grenon, ? Quem será ela?”... Enfim, ficamos assistindo a um filme sobre o Quebec, super bonito, e minhas mãos e do meu conjoint geladas....ai passou por nós a Aline, nos cumprimentou, passou um loiro alto e nos cumprimentou, ai passou Madame Soraia Tandel junto com o Homem de cabelos brancos que eu acho ser M. Leblanc, e nos cumprimentou, entraram em suas salas. Ai nisso chegou o Sérgio, um outro menino que seria entrevistado depois de nós, ficamos conversando, nisso sai Madame Soraia Tandel as 14h30 e fala meu nome, eu e meu conjoint gelamos. E nos levantamos e fomos em direção de sua sala.
Entramos, ela nos deu a mão, pediu para sentarmos, sentamos, meu conjoit já foi tirando a pasta pesada da mochila, ai ela se apresentou, falou quem ela era, e que ela quem iria realizar a entrevista, dissemos que tudo bem.
Começou por mim que sou a requerente principal: Pediu meu passaporte, depois do meu conjoint, como já fomos para o Canadá , ela fez questão de olhar o visto, por isso quem já foi, levem TODOS os passaportes mesmo com os vistos que não valem mais, ok? Ela olhou tmb todos os países que visitamos já, todos os carimbos.
Ai ela, perguntou sobre a minha formação, falei e já mostrei meu diploma, ela viu que sou trilíngue, e derrepente virou para mim e falou, “Vcs me desculpem, mas vou digitar e fazer as perguntas ao mesmo tempo, pois isso evita de eu fazer o trabalho dobrado” , dissemos que tudo bem. Ai ela olhou meu diploma do colegial e da faculdade, anotou no computador, ai ela pediu minhas experiências de trabalho e pediu para eu explicar, eu expliquei, ai ela perguntou para mim se eu tinha experiência antes desse meu emprego eu disse que sim, e o meu conjoint já tirou da pasta e entregou a ela, detalhe até então ela não tinha se dirigido a ele nenhuma vez. Isso foi bom pois como eu estava falando , ele quem ia tirando as coisas da pasta e me entregando, isso foi bem importante tmb. Enfim mostrei minhas experiência de trabalho, e ela não aceitou uma delas (estágio), pois fazia mais de 05 anos , enfim no total ela anotou 49 meses de experiência. Ai ela pediu meus comprovantes de francês, como fiz SENAC (básico 1. 2.3) tinha o certificado, depois eu fiz 221 horas com professora particular e mais 11 horas na école Quebec, ou seja 394 horas de francês, ela disse que meu francês tinha melhorado muito desde o período que dei entrada no processo. Fiquei feliz, ai ela perguntou sobre o Inglês e falou que como a minha formação na faculdade é trilíngue e que eu já morei no Canadá fazendo curso de Inglês ela nem ia testar meu inglês. Ai perguntou pq nós escolhemos o Quebec, e eu expliquei, ai ela perguntou o que eu iria fazer lá , nessa hora meu conjoint tirou umas 50 ofertas de empregos e deixamos a mesa dela uma verdadeira bagunça, ela pegou UMA oferta olhou e perguntou se eu sabia quais eram as exigências, e eu expliquei. E La disse que tudo bem. Ai ela perguntou se eu pretendia trabalhar com a mesma coisa que eu faço hoje aqui no Brasil , eu disse que sim, mas que primeiro tinha que melhorar meu Frances,e que eu já sabia que a experiência canadense para um CV é muito importante, e que para isso pretendia trabalhar nos primeiros meses como Garçonete, ou como vendedora, e ela Disse, “nada disso, vc vai trabalhar lá como recepcionista,ou em call Center, falou que tinha qualificação, e que meu francês era bom demais para trabalhar como garçonete ou vendedora”nessa hora eu fui para o céu.rsrsrs.
Bom, ai ela virou para meu conjoint, e disse : E vc, trabalha com o que aqui? Nisso a pasta veio parar no meu colo e eu fui tirando os papeis , enquanto isso ele explicando...ai ela perguntou o que ele ia fazer no Quebec, ele respondeu, mas teve uma hora que ele engasgou e não saiu nada com nada, ai eu pensei comigo e agora ajudo ele ou não ajudo, enfim com a cara e a coragem, me intrometi no meio da conversa, e comecei a explicar junto com ele, e ela EM MOMENTO ALGUM ME PEDIU PARA FICAR QUIETA. Foi bom desenvolvemos a idéia juntos, acho que esse é o conceito de um casal, ajudar um ao outro.
Ai ela foi para o computador, e falou , vcs tem alguma dúvida? Ai eu falei, “Madame Soraia, gostaria que a senhora olhasse o nosso projeto que fizemos com tanto carinho”, e ela disse: Claro, que olho sim, ai tiramos nosso projeto, ela olhou folha por folha, nos parabenizou pela organização, e disse “É de pessoas assim que o Quebec precisa”ficamos feliz com o comentário. Ai ela disse vc tem alguma dúvida? Eu não entendi bem o pq ela fez essa pergunta, mas respondemos que não tínhamos dúvidas, ai ela disse : a famosa frase : Felicitation, vous êtes acceptez au Quebec”, nessa hora, eu olhei para a cara do meu conjoit e rimos, eu com lágrimas nos olhos, claro! Ai ouvimos o barulho da impressora, ela nos entregou os dois CSQ, e perguntou se tínhamos alguma dúvida e eu disse que não, ai ela falou tmb com seu projeto tão bem montado, não deve ter mesmo dúvida”Demos risada, agradecemos, e ela Disse”O Quebec é quem tem que agradecer o empenho, organização e dedicação de vcs, Bem-vindos ao Quebec.” Achei essa frase que ela falou tão linda!!!! Saímos de lá as 15h30 ou seja 01 hora depois da entrevista, ai falamos tchau para o menino que estava lá esperando e já começamos a ligar para Deus e o mundo.....
Bom demais:

Impressões:

- Soraia é uma pessoa SUPER CALMA, TRANQUILA
- Soraia FALA SUPER DEVAGAR
- Pedi para ela repetir duas perguntas, pois não tinha entendido e ela o fez SEM PROBELMAS, ai eu disse que eu estava super nervosa, e ela disse “calma”
- Levem todos os documentos, TODOS, melhor pecar pelo acesso do que pela falta.
- Nossa pasta deveria ter uns 10 kilos, metade não foi pedido, mas levei.
- Eles se interessam muito por projetos, ou seja, mesmo que não peçam, mostrem, mostrei tmb uma matéria que participei, na ‘radio Canadá no começo do Ano, participei ao vivo do programa Canadá direto, e no site tinha escrito meu nome, a data que tinha participado, tudo impresso em uma folha do site”, enfim mostrei ela disse, “Parabéns , muito legal” Acho que isso contou pontos tmb.
- Sei que é difícil mas, fiquem calmos, respirem, e lembrem-se SEJAM TOTALMENTE SINCEROS, SEMPRE. Se vcs estudaram, francês, se dedicaram, e tem todos os documentos certinho, não pq não ser aceito;
- Ah! Quem fez a simulação da entrevista com a Catherine da école Quebec, fiquem tranqüilos, pois a entrevista em Si, é bem mais fácil do que com ela. Rsrsrs
- Resumindo, a entrevista nada mais é do que teste em relação ao seu francês, e comprovação dos documentos que vc enviou.
- A Soraia a todo momento que me devolvia os documentos me dizia : “Merci”, ou seja , ela é muito educada, muito mesmo.

Bom pessoal é isso qualquer dúvida que vcs tenham a mais, por favor me mande um –email, posso dizer que essa noite dormi pesado, e parece que tirei um hipopótamo de um ombro e um elefante do outro, a sensação de alívio é inexplicável.

Ah! Ela disse para continuarmos a estudar francês, ela disse que meu nível é intermediário, e do meu conjoint é básico. Ou seja continuaremos a estudar com certeza.

Obrigada a todos vcs pela força, é muito importante, saber que temos amigos virtuais, tão bacanas.....e mais uma vez fiquem a vontade de me perguntar qualquer coisa, afinal estamos no mesmo barco...

Queremos agradecer pessoas que nos ajudaram e muito são eles:
Deus em primeiro lugar sempre, nossas famílias em Segundo, Bruna e Leandro, Rodrigo, Fê e Rô, Thaís, Giselle e Eduardo, Alê e André, Amigos que já estão no norte, Amigos do curso de francês nossas professoras queridas Ana e Catherine, a todos vcs, o nosso muito obrigado, vcs fizeram parte dessa conquista, Deus ilumine a todos vcs.

Vamos dar entrada no federal ainda essa semana .

Beijokas,

baby

Nenhum comentário: