domingo, 7 de dezembro de 2008

Canadá perde 71 mil postos de trabalho em novembro

A economia canadense, em novo sinal de alarme sobre a crise econômica, perdeu 71 mil postos de trabalho em novembro, o que colocou a taxa de desemprego em 6,3%, disse hoje o órgão público Estatística Canadá (EC).
Esta perda é a maior experimentada pelo país em um mês desde junho desde 1982.
O número, três vezes superior ao calculado pelos analistas, provocou que o dólar canadense caísse rapidamente no começo da manhã em relação à moeda americana.
A maior queda do emprego concentrou-se na província de Ontário, coração industrial do país, que perdeu 66 mil postos de trabalho.
O EC disse que o setor industrial "foi golpeado com dureza" em novembro com uma perda líquida de 38 mil empregos.
O órgão de estatística também assinalou que, desde 2002, o setor industrial perdeu 388 mil postos de trabalho.
Nos primeiros 11 meses de 2008, o emprego no Canadá ainda apresenta crescimento, de 0,8 % (com a criação de 133 mil postos de trabalho), mas o EC ponderou que, durante o mesmo período de 2007, a economia criou 361 mil empregos a um ritmo de crescimento de 2,2%.
EUA
O Departamento do Trabalho dos Estados Unidos informou nesta sexta-feira que a economia do país eliminou 533 mil empregos no mês de novembro, chegando assim a 11 meses consecutivos de fechamentos de postos de trabalho no país. O corte de empregos no mês passado foi o maior desde dezembro de 1974 --quando os EUA estavam em meio a uma recessão--, quando a economia perdeu 602 mil postos de trabalho.
A taxa de desemprego, por sua vez, subiu e chegou a 6,7%, a mais alta das duas administrações do presidente americano, George W. Bush. O total de desempregados nos EUA já atingiu 10,3 milhões, sendo que 2,2 milhões estão sem emprego há mais de 27 semanas.
Ainda de acordo com o Departamento de Trabalho dos EUA, desde o início da recessão, em dezembro de 2007, o número de pessoas desempregadas aumentou em 2,7 milhões.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u475708.shtml

Beijokas,

baby

Nenhum comentário: