quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Minha carteira de habilitação - By Sil (continuação)

Bom galera, nesse post vou falar um pouco da minha experiência em tirar a carteira de habilitação aqui em Ontário.




Em Julho tirei minha G1, que como já expliquei, que nada mais é, que a prova escrita (teórica) conhecida pelos Brasileiros. A partir daí como apresentei minha experiência no Brasil autenticada pelo consulado brasileiro, poderia fazer direto a prova G.



Bom, vocês não devem saber mas, por causa de uma oportunidade de emprego melhor nos mudamos novamente de cidade, estamos morando no interior em uma cidade que tem 90.000 habitantes (sim, a mesma população da favela da Rocinha), e que fica a mais ou menos 100 km de Toronto.



Com essa mudança e por a cidade ser uma cidade minúscula o transporte público funciona bem, mas a empresa aonde eu trabalho fica próximo da estrada assim, não tem ônibus por perto, e então fui obrigada a tomar vergonha na cara e tirar a carteira de habilitação.



Pelo que ouvimos falar, quanto mais afastado das grandes cidades mais fácil é a prova, pois por exemplo aonde moramos hoje, temos apenas uma estrada que é 403 (esta mais por exemplo liga as outras estradas principais), já em Brampton (onde morávamos) você tem a 401, 410, QEW etc, ou seja o examinador pode pedir para você pegar qualquer uma dessas, no nosso caso ele só pede a 403. Enfim, falam ser mais fácil pois nas cidades do interior, tem apenas um trajeto para a prova, já nas grandes cidades tem vários então, você não pode treinar antes com certeza que será aquilo no dia da prova..



Bem, agendei minha prova (G) para 26 de Agosto de 2011, cheguei lá, com 20 minutos de antecedência. E fiquei esperando me chamarem, depois veio uma senhora, se apresentou, e pediu para eu ligar o carro, dar seta para esquerda , direita, frear e buzinar, ai entrou dentro do carro, e explicou como seria a prova.

E eu tremendo. (odeio ser testada).



Bom, o teste é feito dentro da cidade, você tem que prestar atençao em três importantes coisas que brasileiro não liga.

- Olha por cima dos ombros, quando for trocar de faixa (esquerda e direita)

- Sinal de Stop é para PARAR totalmente o carro antes da placa, não é para diminuir e seguir não, você precisa parar o carro totalmente.

- Pedestre e ciclistas tem a preferência sempre. Favor respeitar.



Uma coisa interessante aqui na provincia de Ontário que eu ODEIO, se você quiser enquanto o farol (sinal) está vermelho e você deseja entrar a direita, você pode fazer, claro se não tiver vindo carro, e pedestre para atravessar.



Bom, fiz o percurso na cidade, e ela quase não anotou nada na folha (ela fica segurando uma prancheta com um papel enquanto você faz o percusrso e te indicando o caminho).



Ai quando começamos o teste da Estrada (eu odeio dirigir na estrada, desde o Brasil, sério), eu fiquei nervosa, enfim, Entrei na Estrada a 90 km por hora, e BUMMMMMM sim, reprovei, pois você tem que entrar na Estrada a 100 km por hora.



Mas deixa eu contar direito.



Fiz a curva, e entrei na Estrada, ai você tem que continuar naquela faixa (tipo a faixa do acostamento), até atingir 100km, ai vc da seta olha por cima do ombro esquerdo, e entra na Estrada. Fiz tudo certinho, e ai quando estava quase atingindo 100km por hora para trocar de faixa vinha vindo um caminhão enorme daqueles de filme (jamanta mesmo), e eu desacelerei e esperei o caminhão passer e entrei atras dele a 90km por hora.



Ai terminei o percurso, voltei para o ponto de partida e desliguei o carro, ai a senhora falou.:



- Silvia, infelizmente você não passou pois você dirige igual a uma senhorinha, dentro da cidade você foi perfeita mas na Estrada quando vinha vindo o caminhão você deveria ter acelerado ainda mais e ter entrado na frente do caminhão, e eu revidei:

- Mas não tinha como, ele estava na minha faixa. E ela respondeu:

- É obrigação do motorista do caminhão mudar para a faixa da esquerda para você entrar na auto Estrada. E eu revidei:

- Você quer que eu confie no motorista do caminhão, que ele vá trocar de faixa para eu entrar mais rápido que ele?

- Ela disse, sim! E eu revidei.

- Desculpa, mas minha segurança em primeiro lugar, eu entro na autoestrada quando eu me sentir segura e confortável, não vou arriscar minha vida confiando em um motorista de caminhão que está a horas dirigindo, cansado, sinto muito. E ela revidou.;

- Nesse caso sinto muito você está reprovada, se quiser fazer a prova novamente espere 15 dias , mas você fará a G2.



Ódio.



Bom, não fiquei mais brava, pois naquela noite estávamos indo de férias para o Brasil, assim, fiquei mais tranquila.



Voltamos de férias, e finalmente resolvi fazer a G2, que a categoria intermediária que é o teste só na cidade.



Marquei a prova para 7 de Outubro, e lá foi eu, desta vez bem mais calma…..bem tranquila.



Desta vez o examinador foi um senhorzinho, super gente fina, e essa prova é igualzinha da G mas você nao precisa pegar a auto-estrada, o circuito é dentro da cidade!. Fiz a prova prestando atenção em placas de Stop, velocidade, crianças, olhando por cima dos ombros, e pronto passei!



Depois que passei, a moça (que fica dentro do estabelecimento recolhendo os papeis) me perguntou, se eu já queria agendar a prova da G, e eu perguntei se poderia, pois quando vc faz a G2, vc tem que esperar 1 ano do dia da prova para agenda a prova da G, e ela disse que sim por eu ter experiência no Brasil, eu já poderia fazer a G direto e não esperar um ano. Eu agradeci mas falei que não. Vou esperar mais um pouco o inverno passar e tal.



A vantage de fazer a G, é que o seguro quando se tem esse tipo de CNH cai demais aqui e para quem não sabe todos os carros tem que ter seguro. É obrigatório.



POR ESTARMOS MORANDO NO INTERIOR O SEGURO AQUI NÃO É TÃO CARO QUANTO EM BRAMPTON. Então, eu tendo a G2 e o Renato a G (sim ele tirou a G, vou deixar para ele contar para vocês), o nosso seguro não está tão absurdo.



Então é isso galera um breve resumo da minha trajetória da CHN canadense.



Bjs, Sil

3 comentários:

Edson Lopes disse...

Por curiosidade, qual é o valor do seguro?

Nanda Holt disse...

Olá Sil, tudo bem? Eu e meu marido estamos no processo de imigração e foi bem bacana ver este post. Também sou toda "senhorinha cuidadosa" na hora de dirigir e tô vendo só quando chegar minha hora de fazer essa G2 rs. Vai ser difícil dar o "acelerão".Abraços

Kimbo disse...

Ola Edson, desculpe não responder antes é que sabe né kkk tinha ate esquecido do blog !! kkk !! Mas vamos lá o valor muda bem dependendo da cidade onde vc mora, o tipo da sua habilitação e tal ... Hoje pago por volta de CAD$300,00 por mes para ter 2 carros + o apto no seguro ... ja cheguei a pagar CAD$400,00 so para um quando estava em Brampto. ( paguei mais de seguro em um ano que no carro em si)espero ter te ajudado !!