quinta-feira, 21 de julho de 2011

Carteira de Habilitação em Ontário

Bom, após postergar demais e demais, eu finalmente resolvi tirar minha carteira de habilitação aqui no Canadá.
Vamos lá, falarei da minha experiência que por sinal é bem diferente da do Renato que tirou a primeira carteira dele de habilitação no Quebec.

Aqui eles tem três tipos diferentes de habilitação para se dirigir os carros de passeio,

Se vc é canadense:

- Quando vc faz 16 anos, vc vai lá no órgão expedidor da carteira de habilitaçao e faz o teste escrito, este chamado de G1, a G1 serve para vc ir treinando com um adulto ao seu lado que tenha a G ou Full, isso mesmo a G1 só serve para vc treinar a dirigir, seja com o papai ou mamae, ou em uma escolinha de direçao.
Vc jamais poderá pegar estradas tendo uma G1

- Após 1 anos de G1, vc aplica para o Practice test, que é conhecido como G2, onde vc irá dirigir dentro da cidade, e será avaliado, segundo as regras das leis de transito de ONTÁRIO. Se vc passar, vc pode pegar as estradas, mas todos os ocupantes do veículo tem de estar de conti de segurança, seu nivel de alcool no sangue tem que ser 0.

- Apos mais 1 ano de G2, vc aplica para o Test Road que é conhecido como G ou Full, onde além da cidade você irá dirigir nas estradas, ai acabou. rsrsrs

Se vc é brasileiro, adulto, já tinha mais de 4 anos de experiência no Brasil é um pouco diferente e é o que está acontecendo comigo.

- Vc vai no Consulado do Brasil em Toronto, e pede a tradução da sua carteira de motorista brasuca em Ingles.e tmb o nada consta dos pontos , tudo isso VC deve levar para eles, basta imprimir o nada consta no site dos detrans de sua cidade, e levar as copias dos documentos que eles requerem. Entrem no site do Consulado para terem certeza de tudo antes de irem la ok?

- Estudar se possivel ou pela internet ou pelo livrinho (melhor) as leis de transito daqui que sao bem diferentes das do Brasil, exemplo virar a direita quando não tem placa no farol vermelho.

- Depois de pegar a sua tradução, você deve ir a um dos postos citados no site http://www.drivetest.ca/ mais próximo de sua casa, e tmb levar os originais de todos os documentos que eles pedem....Eu fui no de Brampton hoje, depois conto.

- Depois de apresentar todos os documentos, você fará o teste escrito para a G1, se passar na G1, e se você tiver mais de 4 anos de experiência, você já está apto a marcar a prova da G2 ou até mesmo a G ou Full , vc escolhe qual irá fazer primeiro e não precisa esperar um ano. entre uma e outra, pois vc já tem experiência. legal né?
Se vc fizer a Full e repetir , vc tem que esperar 15 dias e fazer a G2, ou seja. é uma chance.

Bom, minha experiência so far.....

Cheguei no centro de Brampton, e uma fila enorme, esperei, e como sempre mega educada, entreguei os documentos, e me deram uma senha, depois de uns 10 minutos fui  chamada e entreguei todos os documentos, e moça fez algumas perguntas, e eu perguntei se eu terei a chance de fazer a prova em Portugues e ela disse que naquele centro sim, pois eles tinham a prova em quase todas as línguas, enfim, respondi algumas perguntas, do tipo de tinha diabete, se ja tinha infartado, etc e depois assinei, ai fiz o exame de vista, que sao numeros, e duas luzinhas uma piscando do lado direito e outra do esquerdo e vc fica falando qual lado ela esta piscando, ai tirei a foto paguei CAD 85.00 e fui para uma sala.
Ela me deu a prova, eu comecei a fazer pelas placas, pois sao bem parecidas com as do Brasil, terminei as placas e fui para a parte das leis, vixi ai fierrou eu me confundi toda.....Exemplo:
O que é um carro com uma luz azul em cima piscando
A- Uma ambulancia
B- Um carros que tira neve
C- Um carro de serviços comunitários
D- Um caminhão do corpo de bombeiros.

Enfim, fiquei na dúvida entre a B e a C, e coloquei a C....ufa acertei.

Bom sao 40 questoes, sendo 20 placas e vc pode errar 4, e 20 de leis e vc pode errar 4 tmb.

Fiz a prova entreguei, e ela me chamou e falou que eu tinha passado a placa e mas tinha reprovado por causa de uma questao a parte de leis, ai eu Pedi para ver a prova, olhei certinho tudo que eu tinha errado, e perguntei para ela, Quando poderia fazer de novo, e ela me informou AGORA, tem que pegar a senha de novo, pagar CAD 10.00, e você irá fazer somente a parte das leis, pois a placa , vc já passou.
Ai la foi eu, peguei a senha, esperei, paguei os CAD 10.00 e refiz a prova, e adivinhem a prova IGUALZINHA, acho que eles só tem um modelo da prova em Portugues, e como eu vi o que tinha errado na primeira, eu na segunda acabei acertando.
Enfim, passei....

Sai de lá com a G1, agora e só agendar a G2 ou a Full, pela internet, mas antes fica a dica, é bom vocÊs fazerem aula com alguma auto escola, pois o seguro dos carros caem em pelo menos CAD 100.00, por mes. E outra coisa, é importante fazer o trajeto da prova pratica com alguem que conheça o trajeto pois este pode te dar dicas maravilhosas e você não repetirá. A nao ser que nao se prepare.

Assim que eu tiver maiores novis..... eu conto.

Bjs

Sil

2 comentários:

Lupatinadora disse...

Eu fiz aulas com o Alexandre Nuss e valeu muito à pena - se não fosse ele não teria passado na G Full não.

A aula dele não vale pra economia no seguro (os cursos que dão o desconto no seguro são mais caros que o desconto em si!), mas vale pra você fazer a prova com segurança e tirar isso da frente.

Ah, que eu saiba são 5 anos de G2 pra poder tirar a G. Se você puder fazer a G direto faça, mas se for reprovada é automaticamente "rebaixada" pra G2.

O telefone do Alexandre é 416-841-0666

bjo

Kantynho disse...

Ótimas dicas!