sexta-feira, 25 de junho de 2010

Contato com o mundo dos sub-empregos!

Então pessoal, vou contar aqui minha experiência com Sub emprego.


Essa semana falando com uma colega mexicana que está aqui com visto de TURISTA há 2 anos, ou seja, não tem permissão de trabalho, disse-me que no local que ela está trabalhando estavam precisando de gente para trabalhar no emprego que ela está, e me convidou.
Enfim, topei na hora, ela me avisou que as condições de trabalho não eram lá essas coisas, mas eu não botei muita fé.
O trabalho começa as 07h30 e vai até as 16h30 com meia hora de hora almoço, lá foi eu acordar as 5h30 para estar no galpão as 7h20.

Quando cheguei confesso que fiquei meio chocada pois eram 07h30 da manha e um calor, achei que iriam ligar a ventilação e ia refescar....que nada, bati um cartão de plastico na máquina e já me deram um monte de caixas para monstar da dove, calma eu explico melhor , A dove as vezes faz promoção assim como outras empresas, de promoção, que dão amostras em filas de cinema, eventos, etc. Enfim, eu tinha que montar a caixinha de papelão colocar uma amostra do condicionador da Dove dentro da caixinha e colocar dentro de uma caixona, cada caixona cabiam 500 unidades. Enfim, lá foi fazendo o meu melhor né... Quando deu a hora do almoço o supervisor passou e falou que a média é fazer 20 CAIXONAS por dia, eu me apavorei, pois contem 20 CAIXONAS X 500 CAIXINHAS DENTRO daria. 10.000 amotras de DOVE.

Até ai, pensei comigo, não tenho experiência, então, vou fazer meu melhor, com certeza não iria nem a pau fazer 20 caixas. rsrsrs
Bom na hora do almoço eu engoli a comida, e foi quando tomei um pouco de água, e pessoal  um calor do cão, pois o lugar não tinha nenhum tipo de ventilação sem ventilação nenhuma e sem já sentir as pernas, pois o trabalho é em pé, nenhuma baquinho para ninguém, eu fiquei 8,5 horas em pé, sem beber água pois não pode, e por falar em banheiro, tinha 1 dividido entre homens e mulheres (credo),  e tinha 30 minutos para engolir a comida. e ganhava ai vocês vão me perguntar quanto pagavem por hora ??? Sim, CAN 7,00 a hora. (detalhe que o mínimo exigido pelo governo é CAN 9,50 a hora. Deixa para lá né!

No final o dia, não sentia as pernas, as costas, os pés, e um calor do cão e um mau humor enorme.

Bom, no dia seguinte, fui novamente, e a mesma coisa e até pior, pois além de tudo que contei acima, uma mexicana do nada começou a gritar, P da vida, pois ela tinha recebido o salário menor que deveriam ter pago, ai falaram para ela que ela tinha feito apenas 16 caixonas de dove e que iriam pagar para ela CAN 5,00 a hora, quando eu ouvi isso pensei na hora,
- O que estou fazendo aqui? eu fiz no dia anterior 15 caixonas, ou seja, nem CAN 5,00 eu iria receber.

Resolvi ficar até o horário normal e nunca mais ir, e foi o que fiz, não fui mais. Deus me livre.!!!!!

Ai vcs vão me perguntar, Mas Silvia e esses dois dias que vc trabalhou? Calma, gente! eu vou receber semana que vem eu vou lá e depois conto para vocÊs o que deu.

Bem, essa foi a minha experiência, ai gente foi horrível, vocÊs não fazem idéia das dores.....mas foi bom para eu dar valor a meu visto de residente permanente, e saber que tenho a opção de trabalhar em todos os tipo de emprego, enquanto eles tem a opção de apenas retornarem ao México, Colombia etc.
 
Bjs,
 
Sil

2 comentários:

Anônimo disse...

Silvia,
Eu vou ser franco, ri muito com este post. Nao que seja engracado o seu sofrimento, mas certas situacoes da vida sao tao sordidas que da vontade de rir. Realmente, voce eh um residente permanente e deve lembrar-se disso.
Fica com Deus.
Jose Ferreira

Anônimo disse...

Parabéns por fazer um post tão honesto. Muita gente passa por isso e não conta. Não acredito que sub emprego assim seja para você, é para quem não tem autorização de trabaho, e como você bem colocou, eles não têm esolha. Vá ao emploi-quebec, agências de emprego, ongs que dão cursos de como montar currículo, fazer entrevista, pense em fazer voluntariado, se não volte aos estudos. Há várias alternativas. Boa sorte!