sábado, 20 de fevereiro de 2010

Esclarecendo alguns pontos sobre a francisação

OI pessoal, tudo bem???

Bom, este post vai dedicado a aqueles que tem dúvidas sobre a francisação, sobre como funciona, quanto se paga e outras coisas.
Gostaria de deixar claro que as informações aqui colocadas são as informações que EU, Sílvia recebi essa semana na escola, ou seja, pode ser que em outros colégios, cidades etc. não seja a mesma coisa, por este motivo sempre pesquise no local que vc fará o curso para ver se é realmente a mesma informação que eu colocarei aqui.

Vamos lá:

1) Francisação o que é isso?
É um curso de francês, que governo da província do Quebec oferece aos novos imigrantes.

2) Como funciona?
Existem dois tipos de francisação,  de tempo parcial e a de tempo pleno.
A diferença é que a de tempo pleno são 8 horas por dia, e o governo ainda ajuda financeiramente falando aqueles alunos que não chegarem atrasados e tmb aqueles que não faltam.
A francisação em tempo parcial, são se não me engano 4 horas por dia, e vc não recebe ajuda financeira do governo.

3) Quanto o governo paga ?
Como disse na pergunta anterior se vc faz o curso em tempo pleno , ou seja em tempo completo, vc recebe sim, uma ajuda financeira do governo, essa ajuda pode mudar, variar etc. Hoje na escola que eu estudo eles pagam 23,00 dólares canadenses por dia para aqueles alunos que frequentam as aulas e não chegam atrasados.

4) Como é feito o pagamento?
O pagamento é mensal, e vc receberá pelo correio um cheque do governo que deverá ser trocado por dinheiro ou depositado em sua conta corrente do Canadá.

4) Quanto tempo dura a francisação ?
Depende do nível que vc pegou, cada nível dura 11 semanas, e os níveis disponíveis são.
- 1A
- 1B
- 2
- 3
- Francês escrito (opcional) 8 horas por dia e com ajuda financeira.
- Francês Oral (opcional) 4 horas por dia e sem ajuda financeira.

5) Se eu precisar faltar o que acontece?
Dentro de cada nível, vc tem o direito de faltar ou chegar atrasado sem descontos 30 HORAS.
Ex. Vc está no nível 2 e precisa fazer a prova da carteira de habilitação, o que vc faz? Vc vai lá faz a prova e tenta ir para a aula depois, vc será descontado mais ou menos 4 horas dentro das 30 que vc tem direito, e receberá no final do mês normalmente.
Lembre-se se vc chegou atrasado depois de 15 minutos que a aula já começou, vc terá o desconto de 1 hora cheia. Por isso tem que tomar cuidado.
Se vc esgotar as 30 horas, vc poderá ser expulso da escola, a não ser que tenha uma razão muito especial.

6) Qual é o horário da francisação?
O horário da fracnisação geralmente é das 8h30 as 16h30, porém no colégio onde eu estudo (CEGEP VIEUX MONTRÉAL) existe uma turma a tarde, onde a aula começa as 12h45 e vai até as 19h45, esse é  meu horário, infelizmente não consegui mudar, pois a turma da manhã é muito concorrida, sendo assim o nível 2 terei de fazer a tarde mesmo.
De quarta-feira saímos as 18h05 e de sexta-feira saímos ás 17h05.
As aulas são compostas da seguinte forma, das 12h45 ás 17h05 aula de gramática com professor que fala geralmente um francês bem claro, e depois das 17h15 ás 19h45 aula de pronúncia, cultura e história do Quebec com uma professora quebecoise (isso de segunda, terça e quinta). De quarta-feira a aula de gramática é das 12h45 á 15h30, e a outra aula é das 15h45 as 18h05. De sexta-feira é só aula de gramática, não temos a outra aula , ou seja aula de gramática das 12h45 ás 17h05.

Bom, é isso!!!confesso que é bastante, bastante mesmo cansativo, mas é impressionante eu começar a entender por exemplo o que meu Concierge (zelador) e seu assistente falam. rsrsr Isso não tem preço.

Ah!! olha o Obsurdo!!! O Renato ainda está esperando ser chamado para fazer a francisação, e no dia 17/02/2010, quarta-feira fomos verificar as correspondências, e ele recebeu uma carta dizendo que ele deveria comparecer a fracisação na escola X dia 15/02/2010, OU SEJA NA SEGUNDA-FEIRA QUE PASSOU! Ai ficamos pensando, como que a pessoa recebe a carta dois dias depois que o dia que era para ter começado???? Resolvemos ir na escola na qual ele foi convocado no dia seguinte, viagem perdida, chegamos lá e a mulher disse que não podia fazer nada, e que ele teria que esperar a próxima turma começar, ou seja, só em Maio, ai eu P... da vida argumentei com a mulher que a culpa não tinha sido nossa e sim deles ou dos correios, ela disse que iria pegar meu telefone e que assim que falasse com a diretora da escola, ela me ligaria. PALHAÇADA!!!
Ontem o Renato foi na Imigração (lugar onde vc se increve para a francisação) reclamar do que tinha acontecido, e o rapaz o fez preencher uma ficha de reclamação contando toda hitória, e pediu para aguardar que o Bureau de Imigração entre em contato com ele na semana que vem.
Vamos aguardar....

Qualquer dúvida por favor escrevam nos comentários abaixo....

Beijokas,

Sil

2 comentários:

Alessandra disse...

Como ter dúvidas?!?!?! Td tão explicadinho!!! Só vc mesma, Sil!!!
Obrigada!!! Bjks ;-)

Charme Uai disse...

Nossa Sil que drama heim é pra ficar P da vida mesmo.O sistema entao é bem parecido por aqui.Moro na frança e eles sao igual os canadenses.Niguem merece.
Bom vou acompanhar a sua historia e vou torcer pra da tudo certo.Bjs